A sustentabilidade é uma ação de grande relevância em todas as atividades. O planeta é a nossa primeira casa e é importante cuidar bem dela com medidas que ajudem a preservar o meio ambiente e evitar o desperdício de recursos, como energia elétrica. Na construção civil, o conceito de sustentabilidade está crescendo devido a uma nova visão do mercado e também dos consumidores que buscam soluções econômicas e sustentáveis.
O uso consciente da matéria-prima, que deve ser ajustado às necessidades dos projetos, sem desperdício, é uma das maneiras de minimizar resíduos gerados por obras. Em aço, por exemplo, a Deaço oferece o serviço de Aço Pronto, no qual o material é feito sob medida, gerando mais economia, menos desperdício de material e menos resíduos.
Além de aplicar a sustentabilidade na fase inicial da construção, atualmente, há várias possibilidades de ter um imóvel sustentável por meio de projetos que valorizem o reuso da água e valorizem a iluminação natural ou iluminação inteligente com lâmpadas de Led.
O reuso da água é uma iniciativa sustentável que está crescendo no país e pode ser aplicado em casas e condomínios. Segundo pesquisas, reutilizar a água (por meio de um sistema que a purifique novamente) pode gerar uma economia de 30%. Outro recurso é a utilização de placas solares para aquecimento da água, que ajuda a reduzir o consumo de eletricidade e deixa a conta de luz mais em conta.
A iluminação dos ambientes também é fundamental e uma grande aliada ao conceito de sustentabilidade. Quando o projeto valoriza as áreas de iluminação natural, pouco são as necessidades de usar energia durante o dia. Um bom projeto de iluminação também calcula a necessidade de pontos de luz em cada ambiente e a intensidade, no mercado existem várias opções como as lâmpadas de led que são econômicas e deixam qualquer ambiente bem iluminado e esteticamente agradável.
Vai construir ou reformar? Pense em ações sustentáveis, isso ajuda o planeta e o seu bolso.