Segurança e saúde no trabalho

SST é a sigla para Saúde e Segurança no Trabalho e diz respeito a uma série de normas e procedimentos exigidos legalmente aos funcionários e empresas para reduzir acidentes ou doenças ocupacionais. O responsável por regulamentar a SST é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do DSST.

A Saúde e Segurança do Trabalho, também conhecida como SST, é um tema em alta. Por qual motivo? As empresas já perceberam que se preocupar com a saúde e com a segurança dos colaboradores é primordial para garantir a integridade das pessoas e possibilitar melhorias contínuas nos resultados, impulsionando a competitividade.

Porém, embora o assunto seja bastante comentado, há ainda quem não conheça a fundo as normas relacionadas à SST, seus benefícios ou, tampouco, como implementar medidas nesse sentido.

Muito se fala sobre SST no meio empresarial, mas se aprofunda pouco no assunto. Para começar, a sigla se refere a uma série de normas e procedimentos exigidos legalmente aos funcionários e à empresa.

A intenção é minimizar ou até mesmo extinguir qualquer risco de acidente ou o desenvolvimento de doenças na organização. Com isso, é possível não só cuidar dos colaboradores, mas também reduzir significativamente os prejuízos financeiros e potencializar os resultados da empresa.

Para implementar esse conjunto de normas, a empresa precisa cumprir todos os eixos exigidos na lei. Os principais deles são: política da empresa; organização; planejamento; e avaliações periódicas.

As normas existem desde a década de 1970 e servem como obrigações legais que visam proteger os profissionais em seu ambiente de trabalho.

Assim, ao definir os parâmetros e métodos de saúde e segurança, elas têm como objetivo prevenir doenças e acidentes que possam se desenvolver ou agravar com a execução das atividades profissionais.

Atualmente, há 35 Normas Regulamentadoras válidas que abrangem os mais diversos temas. Por exemplo, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cuidados com ergonomia, iluminação apropriada, acústica e assim por diante.

Enquanto as normas resguardam a integridade física e mental do trabalhador, elas também protegem as empresas contra eventuais penalidades. Ou seja, são relevantes para todos os envolvidos na cadeia laboral.

Dessa forma, seus benefícios vão além e podem ainda englobar questões como: bem-estar e qualidade de vida dos profissionais, redução de faltas e de afastamentos, aumento da produtividade organizacional e melhoria da imagem dos negócios perante o mercado.

Como ficou claro ao longo do texto, as medidas de SST dizem respeito aos cuidados, adequações e processos para resguardar as condições físicas e psicológicas dos trabalhadores.

O Ministério do Emprego e Trabalho as fiscaliza e estabelece seus parâmetros legais por meio de diversas Normas Regulamentadoras. Logo, as empresas devem aplicá-las para garantir mais segurança, melhores níveis de produtividade e menores riscos na rotina.

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