O uso do aço na arquitetura

Um dos principais elementos da construção civil, o aço, oferece diferentes possibilidades de aplicações estruturais e estéticas. Por conta disso, tem ganhado mais espaço como alternativa construtiva no Brasil ao longo dos últimos 15 anos.

Além de ser extremamente importante e fundamental quando utilizado como armaduras nas vigas de concreto moldado, ele também oferece liberdade de criação quando usado como estrutura principal aparente, proporcionando projetos arrojados e com expressão arquitetônica singular, dando leveza e sofisticação.

O aço pode ser usado na decoração dos ambientes, como a aplicação de chapas de aço na fachada ou mesmo em ambientes com estilo decorativo industrial. Além disso, ele também pode auxiliar na otimização dos espaços ao mesmo tempo em que agrega à decoração.

O aço tem compatibilidade com diversos materiais, por exemplo, um mirante de aço e vidro agrega beleza arquitetônica ao mesmo tempo em que abre espaço para a harmonização dos elementos, somando aço, vidro e concreto.

O uso do aço como alternativa construtiva ao concreto pode baratear os custos e reduzir o tempo de execução da obra, por isso tem se tornado uma alternativa construtiva cada vez mais atraente e ganhado espaço em projetos arquitetônicos.

Na construção tem-se observado a utilização por muitas construtoras de formas metálicas para a elaboração de fachadas, e também se pode observar seu uso em diversos materiais de acabamentos.

Algumas das mais notáveis vantagens do uso do aço na arquitetura são listadas a seguir. Dentre elas, tem-se os prazos curtos: o tempo de fabricação médio das peças é de 30 dias e o da montagem, de uma semana a 15 dias.

Exemplo: uma casa de 300 m² leva cerca de uma semana para ser montada. Uma de concreto, em torno de três meses. Além disso, há racionalização de material e mão-de-obra, pois o sistema industrializado evita desperdício e requer menos operário.

Confecção de trabalhos em paralelo é também uma vantagem, pois enquanto se fazem as fundações, as peças metálicas estão sendo fabricadas. A obra torna-se mais limpa e organizada: sem depósitos de cimento, areia, madeira e ferragens, o entulho é menor.

Flexibilidade de reformas: é possível incorporar novos elementos metálicos. Maior área útil e distância entre vãos: os pilares e as vigas são mais delgados do que os equivalentes de concreto. Ou seja, a área interna aumenta e a distância entre os pilares também.

E por fim, a possibilidade de reciclagem: o aço tem alto valor de revenda e pode ser derretido para a confecção de outras peças.

Quer usar aço na sua construção? Conte com a Deaço! Entre em contato conosco.

Pedidos? Podemos ajudar