O ciclo do aço

O aço é o material mais reciclado, isto porque ele é 100% reciclável. Aliado à durabilidade e à resistência, a possibilidade de reciclá-lo permanentemente, sem perda de qualidade, é uma de suas mais importantes características.

 

A produção do aço envolve inúmeras atividades e mobiliza diferentes setores da economia, como insumo ou matéria-prima. Depois de produzido e vendido, o aço é ainda responsável por alimentar outra grande variedade de atividades e indústrias.

 

Todas as atividades encadeadas ao longo do ciclo de vida do aço podem ser resumidamente sistematizadas em cinco grandes processos: a indústria extrativista; a metalurgia – da qual faz parte a siderurgia, a produção de bens duráveis intensivos em aço; a utilização até o descarte desses bens e produtos; a coleta, comércio e reciclagem do aço contido nos produtos colocados em desuso.

 

A indústria extrativista é responsável por prover grande parte dos recursos naturais necessários à produção de aço. Ela compreende as indústrias mineradoras que fornecem minérios de ferro e manganês, carvão e calcário, que junto à água e ao carvão vegetal formam a base dos insumos primários usados na siderurgia.

 

A siderurgia faz parte da metalurgia, termo usado para classificar todas as indústrias de transformação que convertem minérios ferrosos e não ferrosos em produtos metalúrgicos, entre eles, o aço.

 

Nas unidades  das empresas associadas, os diferentes tipos de aço produzidos são transformados em uma ampla gama de produtos. Cada um desses produtos terá, então, diferentes utilizações em muitas outras indústrias e abastecerá a cadeia produtiva de setores, como o automotivo, o naval, a construção civil e os bens de capital, entre muitos outros.

Depois de utilizados em casas, empresas, cidades ou campo, os produtos obsoletos descartados são reciclados, e o aço neles contido pode ser novamente aproveitado para realimentar essa extensa cadeia.

A sucata de ferro e aço proveniente de pós-consumo, também chamada de sucata de obsolescência, é um importante insumo para o processo siderúrgico.

 

Junto à sucata gerada internamente nas usinas ou como resíduos em outras indústrias, essa sucata alimentará novamente o processo das usinas siderúrgicas, proporcionando nova produção de aço a partir da reciclagem de materiais já utilizados, evitando o consumo de matérias-primas como minério de ferro e carvão, importantes recursos naturais não renováveis.

 

Pedidos? Podemos ajudar