Mitos e verdades sobre o ferro

Circulam por entre as pessoas diversas informações a respeito das estruturas metálicas, sendo algumas verdadeiras e outras notáveis mitos que precisam ser desconstruídos.

Um primeiro mito relacionado aos materiais de ferro é o de que as estruturas metálicas não são duráveis em decorrência da ferrugem. Como outros métodos construtivos, o que realmente faz a diferença na utilização do metal nas construções é a qualidade do material e adequação do projeto.

Mesmo em locais com condições climáticas marcadas pela umidade, existem diferentes tipos de aço e alternativas para anular a ferrugem, como o aço galvanizado e tintas especiais. Essas informações põem em xeque esse primeiro mito.

Outro mito relacionado às estruturas metálicas é a de que o ferro não é resistente ao fogo. Assim como a durabilidade, a qualidade do material irá influenciar mais nessa questão do que a sua natureza.

Atualmente existem mais de 3000 tipos de aço, e muitos deles são mais resistentes ao fogo e a outras adversidades do que o concreto, por exemplo.

Além disso, à luz desses conhecimentos, sabe-se também que o conforto termoacústico não fica prejudicado nas estruturas metálicas, como mitos propagados pressupõem.

A estrutura metálica pouco importa no isolamento térmico e acústico. Utilizando-se materiais adequados nos fechamentos laterais, fechamentos internos e coberturas, o usuário da edificação não tem desconforto em relação à temperatura ou propagação de sons e ruídos.

Por fim, outro mito a ser desconstruído é o de que a mão de obra relacionada à estrutura metálica é mais cara. Assim como em qualquer setor, quanto mais qualificado o profissional, maior será o custo dele. Todavia, isso não significa que a obra fique mais cara, pois entram em consideração fatores como a velocidade da obra, a redução do desperdício de material, entre outros.

Ficou com alguma dúvida? Quer utilizar ferro na sua construção? Entre em contato conosco.

Pedidos? Podemos ajudar