Além de evitar o descarte de lixo, esse tipo de embalagem pode gerar renda para catadores
Cada vez mais, a indústria tem se inspirado em materiais que apresentam circularidade e que sejam sustentáveis. O aço apresenta grande maleabilidade, é reciclável e pode se transformar em diferentes produtos.
Pesquisas recentes têm mostrado que as embalagens de aço possuem um grande potencial para integrar um ciclo de produção infinita, ou seja, depois de ser uma embalagem, pode ser transformada em parte de uma geladeira ou carro.
Além de evitar impactos ao meio ambiente, o uso de embalagens de aço pode ser um importante mecanismo de renda para grupos de coletores e também cooperativas de triagem, auxiliando na preservação ambiental e evitando efeitos nocivos à saúde das pessoas.
Segundo a revista Exame, no Brasil a taxa de reciclagem do aço é de 46,3%, se comparada aos países europeus essa taxa chega aproximadamente na metade. Na Europa, a reciclagem do aço demonstra um grande potencial para evitar danos ambientais.
De acordo com as pesquisas realizadas no Brasil, o baixo índice de reciclagem do aço está relacionado a poucas políticas de educação ambiental de crianças, jovens e adultos. Desse modo, políticas de educação ambiental poderiam colaborar para que o Brasil tivesse mais residências e organizações conscientes.
O caminho de um novo conceito de embalagens também pode ser intensificado com um trabalho de conscientização feito pelas próprias empresas que fabricam aço. A trajetória da inovação e da sustentabilidade deve ser trilhada por um conjunto de ações de empresas e sociedade.