Você sabia que existem diversos tipos de aço e de diversas classificações? Confira nesse texto quais são elas!
Inicialmente, é importante falar que todos os tipos de aço possuem carbono, entretanto, dependendo da finalidade, se o aço comum não puder ser utilizado, outros materiais são adicionados à sua composição.
Entre eles, podemos citar o cromo, níquel e o cobre, entretanto, também existem outros. Essas diferentes composições são o que definem os tipos de aço.
O aço carbono, feito unicamente da mistura do ferro com esse composto, é o primeiro tipo e o mais utilizado, chegando a 90% da produção mundial.
Existe também o aço liga, que além dos materiais existentes também no aço carbono, possuem outros elementos que variam dependendo do uso que será feito do mesmo. Sua função na mistura é aumentar a dureza e resistência.
Os aços também são classificados de acordo com sua aplicação. As mais comuns são os aços estruturais, que como o nome já diz, são amplamente usados em estruturas.
Além dele, também há o aço para molas, para fundição e para a construção mecânica.
Também ocorre a classificação por geometria, que diferencia os aços de acordo com o processamento que recebeu na indústria. Os tipos são: semi acabados, produtos planos e produtos longos.
Esse material é incrível não é mesmo? Sua vasta área de utilização garante que ele esteja presente em grande parte das coisas do nosso dia a dia.
Se quiser saber mais sobre como o aço pode ser utilizado em sua construção, e qual o tipo ideal para ela, entre em contato conosco!