Cada vez mais, a indústria da construção civil tem buscado alternativas sustentáveis para diminuir os impactos ambientais. A situação climática do planeta é motivo de preocupação por parte dos cientistas e a solução está no uso de matérias-primas que possam ser reaproveitadas. A economia de energia e água também são pilares da construção sustentável.
Existem diversas maneiras de aplicar a sustentabilidade em uma construção. Confira quais são as principais alternativas:
1) Utilize plataformas digitais para ter economia
Além de economizar tempo e dinheiro, essas inovações permitiram reduzir a quantidade de recursos naturais utilizados nas atividades. Afinal, construtoras e escritórios de projeto puderam usar menos papel. Lembrando que a utilização em grande escala de papel, está relacionado a derrubada de árvores e no uso de aditivos químicos que podem contaminar a água e o solo.
2) Invista em soluções de eficiência energética
Isso significa investir em soluções inteligentes como projetos que privilegiem a iluminação natural para evitar a utilização de lâmpadas e o planejamento de climatização para evitar sobrecarga do ar-condicionado.
3) Faça uma gestão de resíduos realmente inteligente
O uso da tecnologia também tem sido utilizado para favorecer a gestão de resíduos, evitando que eles sejam lançados em qualquer tipo de local.
4) Aposte na construção industrializada e modular
Em compensação, sistemas industrializados de construção off-site geram desperdício perto de zero nos canteiros. Além disso, podem ser desmontados e remontados em outras edificações, promovendo a reciclabilidade.
5) Utilize a energia de forma racional
Os maiores custos no ciclo de vida útil das edificações acontecem na fase de operação e uso.
Você sabia que a operação de edifícios no Brasil representa a principal demanda de eletricidade do País, responsável pelo consumo de quase 50% do total produzido?
Nos empreendimentos comerciais, alguns exemplos são notáveis. É o caso de elevadores eficientes, sistemas de refrigeração econômicos, iluminação led, energia solar fotovoltaica e sistemas para reuso de águas pluviais.