No mês de agosto, a amamentação é celebrada em todo país por meio da campanha “Agosto Dourado” que visa debater a importância da amamentação para o desenvolvimento das crianças e também para a saúde da mulher.
Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação reduz em até 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos, e também diminui o risco do desenvolvimento de alguns problemas de saúde como diarreias, infecções respiratórias e doenças crônicas como hipertensão, diabetes, colesterol elevado e alergias.
Além de ser benéfico para as crianças, a amamentação também ajuda a mamãe, principalmente a estreitar os laços com o bebê. É recomendado que a criança seja amamentada até os 2 anos de idade, sendo que até o sexto mês de vida, a alimentação seja exclusivamente com leite materno.
Mas nem todas as mães possuem um processo de amamentação tranquilo. Para muitas mulheres, esse período pode ser marcado por angústias, incertezas e até mesmo dor. Por isso, é importante que as mamães também tenham atenção neste período.
A campanha Agosto Dourado visa conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, mas também para reforçar a ajuda que milhares de mulheres precisam durante essa fase. Para as mães que estão tendo dificuldades neste período, a dica é que procurem grupos de apoio e troquem experiência com outras mulheres, não se compare a outras pessoas e que entendam que o seu leite é o melhor para o bebê.
Os especialistas reforçam que não existe “leite fraco” e que toda mãe oferece o leite que é ideal para o seu bebê. No entanto, estar relaxada e ter uma boa alimentação são fatores que ajudam na boa qualidade do leite materno.