Não é necessário ter muito conhecimento em química ou saber todos os elementos da tabela periódica quando o assunto são os metais, até porque eles fazem parte da nossa vida e seu uso se dá das formas mais variadas.
Eles constituem a maior parte dos elementos existentes (dois terços), estão representados pela cor amarela na tabela periódica e correspondem a 87 elementos.
São classificados em dois grandes grupos: os metais ferrosos e os metais não ferrosos, um dos mais conhecidos na indústria é o Aço prata.
A primeira classificação abrange os metais cuja composição é basicamente o ferro e o aço. São usados na produção dos utensílios domésticos, ferramentas, peças de automóveis, estrutura de prédios, latas de alimentos e bebidas, entre outros.
O aço é uma liga metálica e tem em sua composição ferro, carbono e possui traços de silício, enxofre e fósforo. Esses elementos dão ao aço propriedades especiais, como maior elasticidade e resistência ao desgaste, à corrosão e à oxidação.
Ele pode ser encontrado em diversos produtos, como panelas, caldeiras, palhas de aço usadas para limpeza etc. Além disso, é muito utilizado na construção civil, pois diminui o tempo e o custo da obra.
Chumbo é um material pesado e possui uma coloração azulada que, quando entra em contato com o ar, torna-se acinzentado. Ele é altamente maleável, possui baixa condutividade elétrica e é altamente resistente à corrosão.
É muito comum ver esse elemento sendo aplicado na fabricação de acumuladores e de forros para cabos na construção civil, e também soldas suaves e munições.
Sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre, o alumínio é um metal leve e resistente.
É muito maleável, apto para mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durar muito. Por ser um bom condutor de calor, é utilizado em utensílios domésticos, na fiação elétrica e na construção civil.
O ferro é um elemento puro, sendo um elemento abundante em nosso planeta; porém, é difícil encontrá-lo isolado na natureza e aparece apenas em minérios, como hematita, magnetita, siderita, limonita e pirita.
Atualmente é utilizado para a produção de ligas metálicas para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte etc.
Sendo um dos primeiros metais minerados e trabalhados pelo homem, o cobre é um dos mais importantes industrialmente. Possui uma coloração avermelhada e por ser maleável e bom condutor de eletricidade, é comum vê-lo sendo usado em equipamentos e sistemas elétricos.
O bronze á uma série de ligas metálicas que tem como base o cobre e o estanho. Esse metal já foi muito utilizado durante toda a humanidade, principalmente para a produção de armas e ferramentas.
No campo das artes, era comum o bronze ser usado para a feitura de estátuas e esculturas. Possui uma alta resistência estrutural e a corrosão atmosférica. É mais comumente utilizado na fabricação de aparelhos de telecomunicação, em parafusos e rebites, componentes de maquinário da indústria etc.
A prata é um metal muito conhecido e, durante muitos anos, era tido como sinônimo de riqueza. Ela tem três origens: a natural (que é encontrada na natureza), a industrial e a sintética (produzida em laboratório). Pode ser encontrada em espelhos, baterias de alta capacidade, talheres, pilhas, formação de ligas para solda etc.
E por último, um dos metais mais caros do mundo, é possível que o ouro tenha sido o primeiro metal utilizado pela humanidade. Tem boa condutividade elétrica, resistência à corrosão e não reage a maioria dos produtos químicos já que é um metal nobre. É utilizado na fabricação de joias, na proteção de contatos elétricos, equipamentos eletrônicos etc.
Gostou dessas informações? Quer saber mais sobre como o metal pode ser utilizado na sua construção? Entre em contato com a gente!