As calhas e os rufos são componentes que têm por objetivo fazer a proteção de edificações contra as ações da chuva.
As calhas são estruturas em formato de canal, colocadas junto aos telhados com a finalidade de coletar a água pluvial e encaminhá-la para os condutores.
Enquanto as calhas fazem o escoamento da água dos telhados, os rufos são peças utilizadas para evitar a infiltração. Eles são moldados e fixados sobre muros e paredes expostas, atuando para não ocorrer acúmulo de água nesses locais.
Quando se usa as calhas e os rufos, é possível deixar um imóvel menos suscetível à ação da umidade causada pela água da chuva, mantendo em segurança a alvenaria, as telhas e demais componentes da edificação. Assim sendo, evita-se o surgimento de mofo e de mau-cheiro, e também de apodrecimentos.
Outro grande benefício das calhas é que ela evita que a água do telhado caia diretamente no solo, o que poderia causar alagamentos e corrosões no terreno, ou prejuízos às calçadas e jardins. Além disso, dessa forma, diminui a quantidade de respingos projetados para dentro do imóvel.
Agora que você já sabe por que é tão importante incluir esses elementos na sua construção, é necessário entender que existem vários tipos de calhas e rufos. Há, por exemplo, calha moldura, calha platibanda, calha embutida, calha cocho, rufo de encosto, contra rufo, rufo de dilatação, entre outros, dependendo da aplicação.
Com relação ao material, há diversas opções, mas o aço galvanizado é o que apresenta grandes vantagens. Calhas e rufos galvanizados têm maior resistência, durabilidade, boa estética e baixo risco de corrosão. Sendo uma ótima escolha para você que busca uma construção de qualidade e com ótimo custo-benefício.
Calhas e rufos, como você pôde notar, são produtos que não podem ficar de fora de um projeto. Independentemente do tamanho e da finalidade do imóvel, é preciso investir nesses itens de proteção.
Se você pretende garantir uma construção de qualidade, invista em bons materiais. Para isso, conte conosco!