Além de execução em minutos, tecnologia contribui para o acompanhamento da obra
A tecnologia está sendo cada vez mais utilizada na construção civil, uma delas, é o uso de drones para a topografia de obras.
Popularmente conhecidos como drone, o VANT (Veículo Aéreo não Tripulado) tornou viável a realização de aerofotometrias, mapeamentos e imagens aéreas que permitem visualizar o formato dos terrenos e de toda a área onde a obra será realizada.
Além da precisão das imagens, a topografia com drone permite imagens em locais de difícil acesso para as pessoas, informações detalhadas como volume de terra para movimentação, erosões, taludes e vegetação.
Outra grande vantagem é o tempo, uma vez que as imagens são feitas em poucos minutos, enquanto o serviço tradicional de topografia demanda uma equipe de topógrafos e vários dias para a realização do serviço.
Algumas obras demandam um constante acompanhamento de etapas, sobretudo para que o contratante veja os avanços.
Por meio dos drones, as imagens são registradas em formatos de dados em dispositivos, podendo ser baixadas em computadores a qualquer momento.
O acompanhamento permite visualizar os avanços da obra, bem como a distribuição de equipamentos e outros detalhes mais específicos.
O uso de drones para a topografia de obras vem para contribuir para prazos mais ágeis, além de grande disponibilidade de informação.
Leia também: Você sabe fazer o descarte de entulhos de materiais de construção?
Comentários não permitidos.