Outubro é marcado por uma importante campanha que visa conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. O câncer de mama também pode afetar os homens, mas é raro, com apenas 1% de prevalência.
Existem vários tipos de câncer de mama, uns com desenvolvimento rápido e outros que crescem lentamente. Boa parte dos casos que são descobertos de forma precoce têm bom prognóstico.
Essa doença está entre a principal causa de morte das mulheres no Brasil e de acordo com o INCA, são estimados mais de 66 mil novos casos só este ano. Entre os fatores de risco para a doença estão a obesidade, tabagismo, sedentarismo e histórico familiar de câncer de mama e ovário.
Para os especialistas, a prevenção pode ser feita com a mudança de estilo de vida e a adoção de hábitos como: prática regular de atividades físicas, dieta balanceada, controle do peso e não fumar. A amamentação também ajuda a prevenir.
Outras medidas importantes visam a prevenção e o diagnóstico precoce. Por isso, é fundamental que todas as mulheres, inclusive as jovens, façam regularmente o autoexame das mamas (que consiste em apalpar a região das mamas e axilas) caso note alterações como caroços, espessamento da pele ou secreção, é importante procurar a avaliação médica. Já as mulheres com 40 anos ou mais, devem fazer anualmente a mamografia.
A Deaço apoia a campanha Outubro Rosa e durante este mês, faz uma série de ações informativas voltadas para as colaboradoras.