Verão chegando: a importância de fazer a manutenção das calhas

O verão brasileiro está chegando e além das altas temperaturas, essa estação traz períodos de chuva mais rotineiros e intensos, a famosa “chuva de verão”. Nos meses que antecedem o verão, é preciso reforçar a manutenção das calhas.

As calhas são acessórios instalados no telhado que visam direcionar a água da chuva por meio de tubos coletores. Além de evitarem que a água escorra pelas paredes e cause danos nas estruturas da construção, como goteiras, umidade e infiltração, as calhas também evitam erosões em jardins e calçadas.

Durante as estações que antecedem o verão, principalmente no outono e na primavera, as calhas podem acumular folhas e outros resíduos trazidos pelo vento ou chuva. Quando as calhas estão congestionadas de sujeira, elas ficam entupidas e não fazem direito a função de escoamento da água.

Além de não drenar a água de modo correto, calhas entupidas representa um risco para a saúde, pois podem se tornar criadouro de larvas do mosquito da Dengue, doença que anualmente, apresenta um grande número de casos.

Para evitar os problemas com as calhas durante o verão, é indicado fazer a limpeza desses acessórios periodicamente. Há profissionais especializados que fazem esse serviço que consiste na retirada dos resíduos superficiais seguida da limpeza profunda. A manutenção deve ser feita a cada seis meses, e em períodos que antecedem as estações chuvosas.

Pode ser que as calhas também apresentem problemas como por exemplo, erros de metragem. Nesses casos, é necessário refazer o projeto de acordo com as características do telhado da residência. Na Deaço há o “Espaço do Calheiro” que oferece a produção de calhas de acordo com as necessidades de cada projeto.

Evite dores de cabeça durante o verão. Faça a manutenção e checagem das calhas de sua residência.

Pedidos? Podemos ajudar