Tecnologia e sustentabilidade são as principais tendências do mercado da construção para 2021

A construção civil é um dos pilares em que a reabertura econômica deve apostar no ano de 2021. De modo geral, as principais tendências para o ano novo se concentram no uso da tecnologia.

Para o próximo ano, o uso da tecnologia por meio da percepção da realidade vai ser uma das principais tendências na construção civil. Apesar de ter sido aplicada em muitos projetos realizados em 2020, o uso dessa tecnologia vem para auxiliar engenheiros e arquitetos na detecção de problemas relacionados ao projeto, bem como para a melhoria do design.

As novidades também são tecnológicas na construção de edifícios. Em 2021, a grande tendência é o uso cada vez mais intensivo do Building Information Modeling (BIM), para os brasileiros conhecido como Modelação da Informação da Construção que por meio de um sistema integrado de informações.

A tecnologia BIM trata-se de uma construção virtual idêntica a edificação real, trazendo vários detalhes como composição de materiais. Esse protótipo permite que os responsáveis pela obra entendam o comportamento da edificação, mesmo antes do início das obras. Há alternativas de gerenciamento que armazenam dados dentro do arquivo BIM que registra todas as modificações na modelagem da edificação.

O planeta tem sentido as mudanças climáticas. Cada vez mais o setor da construção civil tem investido em soluções sustentáveis seja no uso de materiais ao projeto. Em 2021, o uso da energia solar será uma das grandes estrelas dos projetos. Além disso, a gestão de economia de água e o reaproveitamento de materiais estão entre as tendências sustentáveis de 2021.

 

Pedidos? Podemos ajudar