Setembro Amarelo: mês de valorização à vida

Valorização da Vida, esse é o tema da campanha “Setembro Amarelo” que é realizada neste mês em todo o Brasil, visando conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio. Existe uma data específica que é o Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10 de setembro. Mas, a campanha continua sendo realizada durante todos os dias do ano.

A campanha é realizada desde 2014, por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP e o Conselho Federal de Medicina – CFM.

O suicídio registra triste estatísticas no Brasil. De acordo com dados da campanha “Setembro Amarelo”, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Os jovens são as principais vítimas.

Ainda de acordo com os dados da campanha, os transtornos mentais estão entre as principais causas dos suicídios, correspondente a 96,8% dos casos. No entanto, doenças crônicas debilitantes, abuso de substâncias como álcool e drogas, conflitos familiares e condições sociais também são apontadas como gatilhos para o suicídio.

Muito mais que estatísticas, cada vítima de suicídio é uma vida perdida. Por isso, a campanha visa alertar a população e oferecer ajuda para quem precisa.

Você pode ajudar de diferentes formas. O primeiro passo é observar os sinais. Geralmente, as pessoas que pensam em suicídio externam frases como “Não aguento mais viver assim, eu gostaria de viver, mas não assim”; “Vou desistir”; “Não quero mais viver”. Essas frases servem como alerta e diante delas, procure oferecer ajuda conversando e orientando a pessoa a procurar uma ajuda especializada.

Durante os 365 dias do ano, o Centro de Valorização à Vida (CVV) está à disposição pelo número 188, ajudando pessoas que passam por momentos de dificuldade.

Além de procurar ajuda, todas as pessoas devem cuidar da saúde mental, falando sobre as emoções e procurando ajuda especializada quando este processo estiver sendo difícil e com sofrimento.

A Deaço apoia a campanha por meio da disseminação de informação.

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