Principais vantagens da Calha Galvanizada

Existem diversos tipos de calhas, cada um com suas funções específicas. Por isto é necessário que se preste bastante atenção ao escolher a calha adequada, que varia de acordo com as particularidades do telhado.

Durante a escolha da calha ideal para o seu telhado, devem ser levados em conta: o tipo de telha, comprimento, queda da água entre outros fatores. A calha de PVC, facilmente encontrada no mercado de Materiais de Construção, por exemplo, não tem estrutura para coletar uma quantidade elevada de água, seja por conta do tamanho do telhado ou pelo elevado nível de chuva.

As Calhas de alumínio, além de uma aparência diferenciada que traz sofisticação ao acabamento do seu telhado, possui suportes resistentes que mantém o equipamento no lugar mesmo durante fortes chuvas, evitando que elas cedam, formando poças de água no seu interior. Sem contar que o alumínio não enferruja, garantindo a vida útil da sua calha por muito mais tempo.

Confira os principais benefícios oferecidos pela Calha:
    • Protege o reboco externo;
    • Protege as áreas externas cobertas de respingos;
    • Protege o terreno de alagamentos, evitando rachaduras e corrosões nas fundações, já que encaminha a água para a captação da rua;
    • Na maior parte das vezes, evita umidade nas paredes junto ao chão o que causa estragos e bolhas na pintura;
    • Evita o apodrecimento dos beirais das construções;
    • Evita a danificação dos jardins e calçadas.

Calhas e Rufos

Engenheiros e outros profissionais que trabalham com construção, sabem que não vale à pena economizar quando o assunto são Calhas e Rufos. Se estes materiais não forem utilizados durante a edificação, provavelmente serão colocados depois das fortes chuvas, por conta dos aparentes estragos.

Entenda o que são Calhas e Rufos e como eles podem se tornar parceiros da sua obra.

O que é Calha?

A Calha é um canal moldado destinado a recolher a água da chuva que corre dos telhados. Não é item obrigatório em todos os telhados, mas nos casos em que a água não tem por onde escoar, como muretas de proteção em volta do telhado ou ralos, é essencial.

Para que serve?

Além de proteger a base da sua obra, pintura, acabar com o respingo da água em varandas ou garagens, evita a erosão da terra, entre outros, as calhas também são utilizadas para quem pretende reutilizar a água da chuva, pois elas coletam a água que cai no telhado e leva até um reservatório.

O material deve ser bem dimensionado de acordo com a área do telhado, ser bem instalada e ter manutenção constante, evitando que folhas e galhos interfiram na vazão da água.

O que são Rufos?

Os rufos são peças moldadas e fixadas em locais específicos para evitar que a água infiltre na alvenaria, causando problemas futuros. Temos os rufos de encosto e os rufos de capa. O rufo de encosto é aplicado no encontro entre a alvenaria e o telhado. Já o de capa é utilizado na junção entre as duas águas do telhado. O topo do muro é outro local onde é importante colocar o rufo de capa. A não utilização deste produto, além de infiltração, implica naquela sujeira preta que escorre da alvenaria e que não limpa por nada.

Nos dois casos, a fixação é feita com bucha e a vedação é feita com silicone. Os materiais utilizados para fazer o rufos e calhas é o alumínio, que é flexível, resistente e duradouro.

Quando inspecionar?

O melhor momento para inspecionar sua calha é durante uma chuva forte. Verifique como está o fluxo de água nos dutos: se ela não estiver sendo corretamente drenada, a calha pode estar parcialmente obstruída por detritos, como folhas de árvores, por exemplo, ou tem problemas estruturais. Verifique também a existência de goteiras na casa ou forro.

Quando limpar?

Manter as calhas desobstruídas é muito importante. A operação deve ser feita a cada estação do ano e mais frequentemente, se a casa estiver muito próxima a árvores que costumam perder suas folhas no outono ou durante ventanias.

Pedidos? Podemos ajudar