Novembro Azul: mês de conscientização sobre o câncer de próstata

Esse é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens no Brasil. Estilo de vida saudável e rotinas de cuidados com a saúde ajudam na prevenção

 

A cor do mês de novembro é Azul para conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha “Novembro Azul” teve início no ano de 2013, na Austrália e é uma das principais campanhas de saúde do Brasil e de outros países.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele tipo não melanoma. No mundo, o câncer de próstata é o sexto mais comum no mundo.

Esse tipo de câncer é mais comum em faixas etárias iguais ou superiores a 65 anos, mas pode acometer outras faixas etárias. Na fase inicial, o câncer de próstata é silencioso e pode apresentar sintomas leves que são semelhantes ao crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar e aumento da frequência urinária durante o dia ou à noite.

Quando o câncer de próstata atinge estágios mais avançados, os sintomas se manifestam por meio de dor óssea, sintomas urinários e nos casos mais graves, infecção urinária e insuficiência renal.

A prevenção do câncer de próstata deve ser feita por meio da mudança no estilo de vida. Ter uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais e com menos produtos de origem animal ajuda na prevenção do câncer e de outras doenças. O estilo de vida saudável também inclui a prática regular de atividades físicas, além de diminuição do consumo de álcool e evitar o tabagismo.

Além dos fatores de prevenção, o diagnóstico precoce é importante. Recomenda-se que homens a partir dos 50 anos realizem o exame de próstata que é um dos exames que rastreiam essa doença. Quanto mais cedo diagnosticado, maiores são as chances de cura.

A Deaço apoia a campanha “Novembro Azul” e durante todo este mês vai realizar ações informativas, visando conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde.

 

Pedidos? Podemos ajudar