NOTÍCIAS

Curso de Engenharia Civil faz visita técnica à Deaço Aço Pronto

18/04/2016 | Assessoria de Imprensa
Alunos conheceram a produção de material que é utilizado na etapa estrutural de obras b3a139dd1bc156d5b56ff0737b5bea6dvisitatecnica.jpg

Na última sexta-feira, 15, alunos do curso de Engenharia Civil, da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) participaram de uma visita técnica às instalações da Deaço Aço Pronta, empresa especializada em corte e dobra de aços longos. A atividade fez parte da Programação de III Simpósio de Engenharia Civil (SIMPEC) realizado de 11 a 15 de abril.

A Deaço Aço Pronto é uma empresa especializada no corte e dobra de aços longos para a construção civil, que oferece um conjunto de soluções para a execução da etapa estrutural de obras de todos os portes com mais produtividade e economia. Em uma obra comum, as perdas de aço chegam a 10%, o uso do aço pronto reduz essa porcentagem para zero.

Durante a visita técnica, os alunos conheceram como é feita a produção de estribos, a armação de colunas e corte e dobra de vergalhões. Os professores Estefani Sugahara e Renan Dias explicaram aos alunos a aplicação dos materiais em projetos.

Segundo o engenheiro e professor, Renan Dias, o objetivo da visita à empresa foi acrescentar conteúdo prático aos graduandos. “A finalidade é proporcionar conhecimento técnico em nível de execução para que quando os alunos saírem formados, eles tenham capacidade de dar andamento às suas obras com capacidade técnica e qualidade adequada”, explicou o professor.

Para a professora Estefani Sugahara, as visitas técnicas atuam como um complemento ao conteúdo que os graduandos têm em sala de aula. “É importante para que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Com a visita técnica, nós professores, conseguimos expandir o conteúdo e colocá-los em contato com a prática”, disse.

A graduanda Elise Baroni Ramos está no 7º semestre do curso e faz estágio na área, especificamente em fundações. De acordo com ela, a visita foi interessante, pois foi possível acompanhar a produção do material. “Alguns produtos eu só via pelo computador. Na visita tive a oportunidade de ver como esses materiais são produzidos de acordo com as necessidades da obra”, relatou.

O uso do aço pronto além de proporcionar economia de materiais é uma alternativa para a redução do tempo das obras. O material é produzido de acordo com as necessidades do projeto elaborado pelo engenheiro ou arquiteto.

Durante a visita técnica, os alunos foram guiados pelo gerente comercial da Deaço, Eduardo Guarnieri e também pelo gerente de marketing e planejamento estratégico, José Carlos Guarnieri Junior. Segundo Eduardo, as visitas técnicas são bem-vindas. “Sempre estamos à disposição para receber alunos e professores em nossa empresa. A troca de conhecimento teórico e técnico é fundamental para o fortalecimento do mercado da construção civil e só é possível por meio de atividades de integração”, destacou.