Construção Civil: inovação vai além do uso da tecnologia

O processo de inovação está relacionado a melhoria de vida das pessoas

 

Nos últimos anos, a inovação vem sendo utilizada como uma das principais apostas de vários setores da economia.

Na construção civil não é diferente, já que o setor tem investido muito em tecnologia e em processos inovadores.

No setor da construção, a tecnologia está sendo utilizada em vários processos desde a etapa do projeto a etapas mais precisas dentro do canteiro de obras.

Um exemplo de inovação frequentemente visto na execução das obras, trata-se de um painel de controle que traz dados precisos sobre suprimentos, cumprimento de tarefas, disponibilidade de pessoal e detalhes sobre os serviços executados.

Neste caso, o uso da tecnologia traz melhor controle do orçamento e também do cronograma de trabalho.

Apesar de a tecnologia ser uma das principais ferramentas ligadas à inovação, no setor da construção civil, o verbo inovar ter um outro significado que vai além da utilização de processos tecnológicos em um projeto ou qualquer etapa da obra: inovar significa ter como centro do processo o ser humano que vai habitar um imóvel.

Deste modo, a inovação busca impactar beneficamente a vida das pessoas, seja oferecendo mais qualidade de vida, seja investindo em construções sustentáveis que preservem o meio ambiente e o investimento em ações que visem oferecer mais benefícios para a sociedade como um todo.

Segundo especialistas, existem mais de 60 estratégias que podem ser usadas na construção civil com o objetivo de trazer mais qualidade de vida para a comunidade.

O design sustentável é um deles, além do planejamento em áreas verdes, soluções para diminuição de ruídos e até mesmo, construções mais arejadas que visem trazer conforto térmico e economia de energia.

O atual foco é como a construção civil pode ajudar a melhorar a vida das pessoas.

2 thoughts on “Construção Civil: inovação vai além do uso da tecnologia

  1. Pingback: Você sabe fazer o descarte de entulhos de materiais de construção? - Deaço

  2. Pingback: Topografia de obras por drone: conheça os benefícios - Deaço

Comentários não permitidos.

Pedidos? Podemos ajudar